A LOGÍSTICA HUMANITÁRIA
- Douglas Sant' Anna
- Feb 29, 2016
- 3 min read
A logística tem várias definições, a mais conhecida vem da palavra grega logistiki (λογιστική), significando contabilidade e organização financeira. A palavra logística também tem sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. E foi inicialmente usado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno. Posteriormente foi usado para especificar a gestão do fluxo de materiais numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados. Da mesma forma é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.
Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos. Sendo então parte da arte dos militares, e eram fundamentais em guerras principalmente nas áreas que cuidavam do planejamento de vários itens importantes de armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc. No âmbito da Filosofia, logística também é a palavra usada para descrever a lógica formal, que é oposta à lógica tradicional abordada por Aristóteles.
Atualmente, é conhecida como Logística Empresarial e tornou-se parte essencial nas empresas, tornando um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

Podemos encontra-la em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito e se criando subdivisões de atuação como:

- Logística Reversa
Que remete para a movimentação de um determinado produto, desde o ponto onde foi consumido até o ponto onde foi produzido;

- Logística Integrada
Integra os processos de logística da empresa em sistemas que aumentam a eficiência da empresa, melhorando os seus resultados;

- Logística Militar (Intendência)
Parte essencial das atividades de diversas Unidades do Exército. Tornou-se decisiva para a estratégia organizacional por ser responsável pelas atividades gerenciais como: transportes, controle e manutenção de estoques, suprimento, processamento de pedidos, aquisição, armazenagem, manuseio de materiais e padrões de serviços ao cliente; e

- Logística Humanitária
Responsável por todos os processos envolvidos na mobilização de pessoas, recursos e conhecimentos para ajudar comunidades afetadas por desastres naturais ou tecnológicos. Sendo fundamental na assistência humanitária e a forma como a cadeia de abastecimento é organizada tem um impacto significativo na qualidade e na rapidez dessa assistência.
Analisando as diferentes formas de atuação da logística, podemos definir que a logística humanitária te aspectos bem definidos e peculiaridade, principalmente por ter como objetivo a minimização do sofrimento de pessoas que se encontram em estado vulnerável em uma estrutura social extremamente comprometida. Com isso podemos definir algumas características da Logística Humanitária como:
Implantação constituída por três fases: planejamento, resposta imediata reconstrução;
O tipo de ocorrência gerado pelos desastres, normalmente exige uma resposta imediata e como tal, as cadeias de abastecimento precisam de ser conhecidas e implantadas de uma só vez, apesar da falta de informações precisar sobre a real situação;
Tendo como maiores fornecedores, pessoas físicas e jurídicas que doam recursos sem informação previa de envio e especificação de recursos como: quantidade, embalagem, estado de conservação, data de validade, entre outras;
Tempo também é um fator determinante e qualquer minuto a mais pode significar a perda de uma vida;
Normalmente, as infraestruturas locais encontram-se completamente destruídas, dificultando o acesso de pessoas e de recursos, tornando-se difícil garantir a qualidade dos recursos doados;
Os recursos humanos podem ser também um problema, pois a maior parte das vezes existe um excesso de voluntários sem formação ou sem conhecimento, movido puramente pela emoção.
No caso da logística empresarial, temos o planejamento desde a aquisição da matéria prima até o “feedback” do cliente, então podemos preparar previamente nossa necessidade em todas as etapas e se adequar conforme a necessidade. Podendo definir a área e equipamentos necessários para comportar a demanda de nosso cliente, trabalhando assim com o estoque próximo de zero invitando desperdício e em perfeita harmonia com recursos de distribuição. Além disso, podemos criar mecanismos para obter um fluxo de informação preciso. Recursos que em um processo de desastre seria complexo e impossível de desenvolver, portanto, a logística humanitária é uma fusão dos conceitos da Logística Militar (Intendência) com a Logística Empresarial, somente a integração destes conceitos poderão gerar resultados para o processo ser mais eficaz.
A resposta à um desastre, é algo que precisa de conhecimentos técnicos, operacionais e dinamismo para lidar com diferentes situações e necessidades.
Douglas Sant’ Anna da Cunha
Tecnólogo em Logística
www.wix.com/santannacunha/clhn
Comments