
Biografia
Nascido em Resende/RJ, Douglas Sant’ Anna da Cunha, 33 anos, casado e pai de um menino de 12 anos, foi militar na Academia Militar das Agulhas Negras/RJ onde serviu no Curso Básico em 2003 e logo em seguida, ao sair das forças armadas, se especializou em logística através de cursos, chegando a graduação em 2006. Iniciou suas atividades em prol das populações vulneráveis, envolvido em Projetos Sociais ainda em seu município. Em 2011, extremamente mobilizado e já habilmente capaz em sua área, rumou à Teresópolis /RJ onde participou dos processos de atendimento às vítimas do que foi considerado o maior desastre natural do Brasil.
No triste episódio de 2011, Douglas testou seus conhecimentos e, enfrentando inúmeras dificuldades em relação à grandiosidade e complexidade do evento, decidiu que a partir daquela data, sua missão seria difundir a Logística Humanitária no mundo. A partir daí, Douglas se embrenha em pesquisas e cursos internacionais para seu aperfeiçoamento.
Nesta busca por capacitação e na luta pela fusão da "logística" com "resposta a desastre", especializou-se em: Gestão de Risco de Desastre pela PNUD (Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Curso Básico em Defesa Civil e Curso S2ID pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em parceria Defesa Civil Nacional, Community Emergency Response Teams que é direcionado à equipes comunitárias de Resposta de Emergência realizada pelo departamento de segurança internados EUA, e o curso The Sphere Handbook in Action e-learning course onde estuda-se um manual de ações para resposta e ações em diversos tipos de desastres que é realizado pelo The Sphere Project (EUA), buscou ainda conhecimento em áreas ligadas a desastres como assistência à vítimas de desastres naturais através restabelecimento de laços familiares e apoio psicossocial em situação de emergência e trabalho com crianças vítimas de desastres pelo Centro Psicossocial da Federação Internacional da Cruz Vermelha. Em relação à mobilidade e a garantia de segurança, fez curso direcionado para direção em área de conflito armado e desastres produzido pela Cruz Vermelha Mexicana. Antevendo a demanda de capacitação para surtos de doenças e epidemias, participou de capacitação do Programa de preparação para pandemia (H2P) ministrado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Entendendo que, para a resposta ser eficaz no processo de desastres era necessário o auxilio financeiro no suporte e reestruturação, foram feitos os cursos: Programação de Transferência Financeira, Introdução a Governança e Gestão de Recursos e Introdução a Leis, Normas e Princípios de Resposta a Desastres Internacionais todos ministrados pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. No ápice de seus estudos e pesquisas, criou o projeto do Centro Logístico Humanitário Nacional que cita a metodologia correta para o caso de atendimentos à vítimas de Desastres Tecnológicos ou Naturais.
Dentre outros, atuou ainda em outros grandes desastres naturais em nosso país: no episódio das enchentes em Vitória/ES (2013) e, recentemente, em Mariana/MG (2015). Houveram outros tantos convites nacionais e/ ou internacionais para suas atuações que foram recusados devido a falta de recursos próprios, pois atua como voluntário. Entretanto, não se eximindo de sua missão, quando não pode estar presente, utilizou-se de sua influência para atender às demandas das vítimas, colocando-se à frente de campanhas de arrecadação de donativos como por exemplo: para Angra dos Reis/RJ, para Cubatão/SP e para Teresópolis/RJ ,em um segundo momento.
Certo da importância em difundir seus conhecimentos em prol do bem comum, passa atuar ora como palestrante, ora como consultor de diversas Instituições como escolas particulares, seja para alunos particulares em Resende ou para outras Instituições como Anjos da Montanha ( Itatiaia/RJ) juntamente com representantes da Defesa Civil Municipal de Resende, Simpósio Internacional de Medicina de Emergência, Toxic, Reanimação e Desastres, que ocorreu no México e mais recente no Seminário de Ações em Grandes Desastres para Organizações Não Governamentais em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, entre outros.
Douglas continua se especializando e difundindo suas idéias e conhecimentos em prol das vítimas de desastres acreditando que o poder da natureza não escolhe classe social, etnia, religião, sexo e nem idade e que seu trabalho poderá possibilitar o "recomeço" das vítimas de forma íntegra e digna. Segundo ele, a logística humanitária só existirá com todos juntos e convictos de que somos apenas parte de uma engrenagem como o propósito do bem comum.


Moção honrosa
Câmara dos Vereadores Resende/RJ

Homenagem OAPAZ
Câmara dos Vereadores Petrópolis/RJ

Prestação de contas e homenagem
Mariana/MG

Medalha no dia do Capelão Evangelico
Resende/RJ
"Se não for feito de forma coordenada, haverá dificuldade de armazenar e distribuir as doações. A experiência do Douglas em Mariana e em Brumadinho nos indica que também precisamos incluir na pauta da Defesa Civil Nacional uma gestão logística humanitária de forma institucionalizada. é preciso que pessoas como o Douglas, que tem conhecimento e essa logística, possam ser credenciadas e enviadas para esses locais atestados pelas defesa Civil Nacional, para que os municípios e Estados possam recebê-los sabendo a competência deles. Isso vai aliviar, em muito, as operações de socorro e resgate. Essa é mais uma pauta que vamos colocar no porrifólio de ações da Defesa Civil Nacional na gestão de riscos de desastres "
(Fonte: Coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Defesa Civil em entrevista ao Jornal O Tempo - 02/02/19 - 10h49.)
O Secretário Nacional de Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, informou que o trabalho da organização das doações é muito importante na gestão de risco de desastres. “Se não for feito de forma coordenada, isso pode causar outros problemas.” Ele destacou a experiência de profissionais de logística humanitária, como Douglas Sant'Anna, que atuou em Mariana, e agora está trabalhando em Brumadinho.
“É preciso que em caso de desastre, pessoas como o Douglas, com esse conhecimento e essa prática, possam ser credenciadas e enviadas aos locais destacados pela Defesa Civil Nacional.” Dessa forma, disse o Cel. Alexandre Lucas, municípios e estados poderão receber esses profissionais sabendo de que forma eles atuam. “Isso alivia muito as operações de socorro e de resgate. É mais uma pauta que nós vamos colocar no portfólio da Defesa Civil Nacional na gestão de riscos e desastres”, garantiu.
(Fonte: Revista Sou Ecológico - 03/02/19)
CERTIFICADOS
(cursos)
![]() Curso de AtualizaçãoNeste mês (Maio) foi concluído mais um curso, onde pude atualizar meus conhecimentos em Gestão de Risco de Desastres, um curso de 32 horas, organizado pela Defesa Civil Nacional e o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. | ![]() Curso Cash Transfer ProgrammingCurso de Captação, administração e gestão de recursos financeiros em casos de Desastres. |
---|---|
![]() Curso de Gestão de RecursosIntrodução à administração e gestão de recursos emergenciais. | ![]() Curso Básico Defesa Civil Nacional |
![]() Curso S2ID | ![]() Curso da IDRLCurso de Introdução ao direito, regras e princípios para Resposta Internacional à Desastres. |
![]() Curso da IFRC Psychosocial Centre IAtravés da plataforma de aprendizagem do programa de preparação para uma pandemia humanitária da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, tive o prazer de realizar um curso de Restabelecimento de laços familiares e de apoio psicossocial em emergências (Modulo 1) | ![]() Curso da IFRC Psychosocial Centre IIAtravés da plataforma de aprendizagem do programa de preparação para uma pandemia humanitária da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, tive o prazer de realizar um curso de Restabelecimento de laços familiares e de apoio psicossocial para atuação com crianças (Modulo 2) |
![]() The Sphere ProjectEste curso do "The Sphere Project" foi muito interessante, por ter em seu conteúdo programático mais que conceitos, estudos de casos reais onde foram empregados sua metodologia, como: - Seca em Abudi; - Inundação e Guerra Civil em Equalio; - Terremoto em Magatah; - Tsunami in Bunadesh; - Conflito armado em Kenovia; Uma instituição americana formidável. | ![]() Certificado - Emergência ComunitáriaCertificação pelo Departamento de Segurança Interna Norte Americano, onde reconhece que Douglas Sant' Anna reafirmou a dedicação e consciência em desastres e preparação da comunidade, através do curso de Introdução à Comunidade Equipas de Resposta de Emergência. Concluindo em Novembro de 2013. |
![]() Curso Stay SafeCurso Stay Safe (Fique seguro), é um curso para transporte e atuação em áreas de conflito voltado para Gestores da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, ele aborda temas como: - Gestão de Segurança; - Avaliação da situação; - Planejamento de segurança; - Gerenciamento de Incidentes; - Trabalhando com militares; e - Usando guardas particulares. | ![]() Curso H2PCurso voltado para preparação de Programa Humanitário em caso pandemia. Onde mostra as diferentes atuações e necessidades desde o planejamento, preparação, resposta e sustentabilidade das ações. |
Leia as matérias na integra.
(Clique na imagem)
Reconhecimento
(Parcerias / Titulos)

Espanha, 08 de março de 2019. Cônsul da Casa Real Espanhola - Marquês de Valencia

Brumadinha, 27 de fevereiro de 2019. Prefeitura Municipal de Brumadinho

Cidade do México (México), 01 de abril de 2014. Federacion Latiboamericana de Capacitacion y entrenamento de salud ocupacional, atencion prehospitalaria,rescate, matpel, urgencias, emergencias y desastres.

Espanha, 08 de março de 2019. Cônsul da Casa Real Espanhola - Marquês de Valencia