O PAPEL DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA
- Douglas Sant' Anna
- Jan 14, 2016
- 1 min read
A logística humanitária tem como prioridade o fornecimento adequado de água e comida em sua quantidade ideal e em tempo necessário, e também planejar e estruturar abrigos seguros. Além destes recursos, deverá controlar as doenças infecciosas e dar atenção clínica à população vitimizada pelo processo devastador.
No primeiro momento, mas a logística humanitária deve ainda se atentar em suprir as demandas das vitimas diretamente atingidas, e as afetadas indiretamente, deverão ter atenção pelo tempo que se fizer necessário, ou seja, até que estas vitimas tenham condições de recomeçar de forma digna e segura, tendo então sua independência. Porque muito se fala no atendimento á ocorrência, mas precisamos entender que os desastres naturais ou tecnológicos são um processo, e não um evento isolado, que no decorrer afetará a saúde pública, a economia regional, a estrutura governamental, a segurança pública e outros fatores de uma sociedade.
Então nosso papel é reduzir o impacto gerado pela devastação e minimizar o sofrimento das pessoas que são afetadas, que tornaram vulneráveis em meio ao caos formado. E para a resposta ocorrer de forma eficaz e atendendo com total qualidade necessária para o processo, é imprescindível a integração em prol das vítimas, deixando de lado suas bandeiras e tornando peças de uma engrenagem visando a real intenção da ajuda humanitária, e que cumpriu seu papel de forma eficaz e íntegra.
Comments