SUA PARTICIPAÇÃO
"Quem realiza uma tarefa sozinho onde se exige a participação em conjunto, nunca poderá terminá-la satisfatoriamente"
DOAÇÕES
Os donativos são recursos oriundos de pessoas físicas, jurídicas, Governamentais e não governamentais com o proposto de auxiliar quem esteja em estado de vulnerabilidade devido a desastres ou situações que a levaram a este estado.
Riscos em uma campanha
1. Arrecadar mais do que se necessita;
2. Arrecadar recursos desnecessários, indevidos ou inutilizados;
3. Não conseguir atingir o objetivo de atender as vitimas em tempo hábil;
4. Não ter controle dos recursos possibilitando desperdício/perda ou desvios;
5. Possibilitando meios para oportunistas;
Dicas para Gestão de Donativos
1. Controle o recebimento e distribuição dos donativos para obter controle do processo e ter dados para as tomadas de decisões;
2. Tenha a listagem atualizadas das vitimas que serão atendidas, além do acompanhamento de membros da comissão de atingidos para dar seguranças à distribuição e transparência nas ações;
3. Os donativos deverão ser estocados com segurança, organizados e em locais limpos de forma a evitar contaminação, danos e furtos;
4. A divisão dos donativos no layout operacional deve ser realizado de forma a evitar contaminação entre os materiais estocados, além de ficar distante dos descartes já triados;
5. Os donativos devem ser triados, identificados e catalogados, além de acondicionados respeitando regras de acondicionamento e manuseio.
Importante: O maior volume normalmente vem nos primeiros momentos após a divulgação da mídia, e segue no decorrer das divulgações. Porém, as necessidades avançam ao passar do tempo exigindo atendimento até emancipação ou os órgãos competentes possam assumir.
VOLUNTÁRIO
São pessoas (técnicas ou não) que se oferecem a um serviço sem uma expectativa de compensação monetária. Este voluntários desempenham um papel vital na prestação de assistência.
Pontos críticos
1. A falta de controle dos voluntários pode gerar volume maior do que o necessários e a sobrecarga em determinados locais e outros com o deficit;
2. A falta de capacitação e/ou orientação pode trazer o descontrole, ociosidade e comprometer os trabalhos;
3. O descontrole na incorporação dos voluntários pode aumentar necessidades de recursos e trazer riscos ao processo;
4. Podemos nos deparamos com voluntários que não querem seguir regras e nem desempenhar as funções disponíveis prejudicando o processo;
5. Devido ao processo, existe o rico de contaminação das pessoas por materiais contaminados.
Dicas para Gestão de Voluntários
1. Deve ser cadastrados todos os que se voluntariar, dividido por setor de acordo com as necessidades e perfil do voluntário;
2. Estabelecer regras para a atuação de acordo com cada situação, processo e demandas;
3. Implantação de sistemas de segurança dos voluntários (EPIs e EPCs), de acordo com o processo e situação;
4. Identificação de todos os atores envolvidos;
5. Criar medidas de apoio técnico (psicológico, hidratação, posto médico, etc) para dar suporte as equipes atuantes, sendo de suma importância o monitoramento destes envolvidos.
Importante: Muitos voluntários esquecem de se cuidar em prol de atender as vitimas, além daqueles que acabam tão envolvidos que se tornam vítimas indiretas. Nem sempre estão preparados psicologicamente, emocionalmente ou até mesmo fisicamente para determinadas ações.
COMO AJUDAR
Faça parte de campanhas de arrecadações ou se voluntarie, doe-se à causas humanitárias e a quem necessite de sua ajuda.
Na hora de doar, procure quais são as necessidades (demandas) daqueles que pretende ajudar, enviei produtos em boas condições, certifique que os recursos chegará a quem precise, e procure saber quais são os critérios adotados, procedimentos e a prestação de contas do centro de distribuição que está contribuindo.
Quando se voluntariar, faça parte do processo mas não deixe de se resguardar, garanta sua segurança, cobre transparência nas ações através das prestações de contas.
Lembre-se de que ao doar ou sendo voluntário, é fazer parte de um processo, sendo uma engrenagem no meio de um mecanismo minucioso, com muitos envolvidos, e de suma importância, capaz de proporcionar o recomeço de forma digna a muitas vidas.
CADASTROS
Cadastre-se como voluntário, e assim que houver a necessidade de seus serviços, entraremos em contato. Leia as regras com atenção.
Procure processos íntegros, transparentes, organizados e com total controle com foco, único e exclusivo, no atendimento aos vulneráveis.