SINOPSE
Autor: Douglas Sant' Anna
A criação do livro “Logística Humanitária – Metodologia de Centros de Gestão de Donativos em Desastres” vem no intuito de servir como instrumento para esclarecer o tema e auxiliar a implantação de Centros Logísticos Humanitários (em situações de catástrofes) por instituições, profissionais e a todos que se sensibilizem com a dor de seu semelhante em momentos devastadores para vida, meio ambiente e toda a estrutura socioeconômica.
Estamos vulneráveis a diversos fenômenos que podem afetar nossas vidas em frações de segundos, mudando toda nossa perspectiva e tornando-nos heróis ou vítimas. Poucos sabem que nos últimos cinquenta anos a América do Sul foi impactado por mais de 860 desastres sócio naturais, sem contabilizar desastres sócio tecnológicos como o rompimento da barragem de rejeitos de minérios que atingiu a cidade de Mariana/MG e diversas outras em dois estados.
Estes eventos somaram mais de 130 milhões de vítimas não fatais que necessitaram de serviços de ajuda humanitária através de campanhas, mobilizações e ações no intuito de minimizar o impacto que se estende por toda a sociedade e por um longo tempo. E neste momento, nem sempre podemos contar com estruturas grandiosas e planejadas como uma cadeia de suprimento industrial, mas que precisa ser desenvolvida com toda atenção, zelo e cuidado de forma que impossibilite desperdícios, riscos e inviabilidade a operação.
Com este livro o leitor entrará na estruturação de centros logísticos através de uma metodologia já empregada em grandes desastres, podendo desvendar um mundo desconhecido para muitos e que atualmente toma uma posição importante nas rodas de discussão acadêmicas. Observando técnicas que vão desde o controle, organização e acondicionamento, mas passando também pelo fluxo de informações, segurança das equipes no trabalho, controle de validade, criação de rotas, descarte, atendimento a vítimas animais e muitos outros pontos que formam engrenagens indispensáveis para um processo eficaz.
Lembrando que a operação bem sucedida tem o poder de aliviar as necessidades e amenizar o sofrimento da população atingida, reforçando que em uma operação de mitigação a logística corresponde a 90% dos esforços empregados gerenciando suprimentos, recursos e esperança.
Comments