No dia 05 de novembro de 2015, com o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco liberou o equivalente a quase 25 mil piscinas olímpicas de mistura de resíduos de minério de ferro, água e lama na região, deixando um rastro de destruição e causando prejuízos que alcançaram até o litoral do Estado do Espírito Santo.
Logo após o ocorrido, a Prefeitura de Mariana iniciou o processo de recebimento, triagem e liberação de donativos vindos de todos os cantos do país, culminando na implantação de um centro de estocagem.
Este desastre atingiu somente na cidade de Mariana 1.152 pessoas, divididos nos distritos de Águas Claras, Paracatu, Ponte do Gama, Pedras e o mais atingido, Bento Rodrigues, que tornou a referência deste desastre tecnológico/ambiental.
De acordo com o avançar da lama, que por onde passou trouxe danos e vítimas, de forma direta ou indiretamente, tivemos outros municípios do estado de Minas Gerais e do Espírito Santo, atingidos e necessitando de ajuda.
Com divulgação das mídias sobre o ocorrido em Mariana, criou-se uma comoção em todo o país resultando em um grande volume de doações a esta cidade, que teve em movimentação em nossos quatro armazéns até agora contabilizado, segundo análise prévia, mais de 200 toneladas de roupas, 180 toneladas de alimentos e 300 mil litros de água mineral para anteder as vítimas deste desastre.
Devido ao grande volume de doações, pode-se contribuir com outros municípios atingidos como: Barra Longa; Aimorés; Coronel Fabriciano; Governador Valadares, ressaltando que fora contatado a Defesa Civil do Estado do Espirito Santos, porém sem nenhum contato.
Neste processo, somente para Governador Valadares enviamos mais de 62 toneladas de carga variada com água, alimentos, materiais de limpeza e higiene. Outras doações foram realizadas aos municípios atingidos de forma indireta, através de redirecionamento de carga.
Na formatação implantada na segunda-feira, dia 9 de novembro deste ano, conseguimos atender as famílias atingidas em um processo onde somente em nosso centro de logístico implantado no Centro de Convenções, atendemos diariamente mais de 120 pessoas com roupas, calçados, alimentos, materiais de limpeza e higiene, entre outros, as quais estão subdivididas em moradias temporárias em três formatos: as que estão em casa de familiares; as que foram para casas alugadas e; as que representam a maior parte que são as que foram para hotéis, sendo estas em especial, que tem demanda bem diferenciada devido a circunstância de que recebem 03 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar).
E para esta engrenagem poder se movimentar, contamos com o apoio de profissionais da Prefeitura de Mariana e da Samarco, mas a maioria é de voluntariado, onde só na primeira semana tivemos uma média de 180 voluntários por dia, diminuindo ao longo dos dias passando para a segunda semana para 130 e nesta semana estamos trabalhando com uma média de 100 voluntários por dia.
Comments