Devido às fortes chuvas que ocorreram no mês de dezembro de 2013, iniciou-se uma mobilização de donativos e voluntários para auxiliarem às vítimas desta catástrofe natural que, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, foi o maior e mais volumoso dos últimos noventa anos no Estado do Espírito Santo. Nesta ocorrência foram afetados 52 dos 78 municípios, mais de 61 mil pessoas desabrigadas e/ou desalojadas em todo o Estado, 23 mortos , além de mais de 200 pontes danificadas.
A partir de um primeiro contato com o Sr. Celso Barcelos (Cruz Vermelha de Vitória), no dia 26 de dezembro, juntamente com membros das instituições GRV (Grupo de Resgate Voluntário) e Processo Apell, demos início à "Missão Espírito Santo", saindo de nossas cidades, viajando cerca de 12 horas, em prol da ajuda humanitária. Em Vitória, fomos apresentados ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, onde situava-se o comando das operações em todo o Estado. De lá, fomos direcionados a diversos pontos onde poderíamos contribuir, sendo um deles a UFES (Universidade Federal do espírito Santo).
Já na UFES, fomos apresentados aos gestores da “UFES Solidária”, e só assim, começamos efetivamente nosso trabalho. Após uma breve reunião e solicitação de ajuda nas questões logística por parte do Diretório Central Estudantil e de representantes da Universidade, Douglas Sant'Anna (integrante dessa equipe), sugeriu uma reformulação da área de estocagem, armazenagem e divisão profissional para melhor gestão de todo o processo, baseado em uma área apresentada pelo Sr. Weslley Vitor (DCE), para possível implantação do centro logístico. Acertada a reestruturação, iniciou-se a fase de implantação das ações com limpeza e dedetização dos locais de estocagem, devido aos vários pontos de água parada e focos de mosquitos. Para tanto, esteve à frente Sr. Renato Peixoto (Processo Apell) no acompanhamento e manutenção destas áreas afetadas.
Paralelamente, foi desenvolvido um posto médico com a equipe do GRV (Sr. Emilio Gomes, Sr. Roberto Martins, Srª. Márcia Fagundes e Srª Grasiela da Silva), dando um importante apoio aos demais voluntários no que diz respeito às ações de conscientização postural (no carregamento e descarregamento de caminhões, por exemplo), hidratação e verificação de pressão (devido ao forte calor), e pronto atendimento à pequenos acidentes. Em suma, não deixando que o fervor do momento interferisse na segurança das pessoas envolvidas.
Por outro lado, implantada pelo Sr. Felipe Hartmann, a área de comunicação foi de grande importância tanto na comunicação interna entre gestores de departamentos, quanto na captação de preciosas informações externas para distribuição de donativos e/ou busca e salvamento.
Fechando a equipe, contamos com os Srs.: Geison Jorge, Renato Peixoto e Franklin Gregorio no imprescindível departamento de Busca e Salvamento, auxiliando também em mobilizações em áreas de difícil acesso.
Todos os integrantes da referida equipe, além de sua definição no processo, atuaram e contribuíram para o processo logístico ocorrer forma satisfatória. Como meros fomentadores de idéias, nosso principal papel foi prestar apoio técnico às ações da UFES.
Comments