top of page

Simulação em pauta

Os simulados de preparação para os desastres, tratam de exercícios práticos onde devem ser empregados todo os recursos necessários para a execução de um plano complexo (ou parte especifica) de forma a avaliar em tempo real, o processo pré determinado. Esta atividade tem a finalidade de analisar as ações realizadas, os recursos empregados e promover a capacitação e treinamento das equipes e a comunidade para enfrentar adequadamente uma situação de emergência e assim minimizar seus impactos.

Após a tragédia crime de Brumadinho, diversas cidades foram amedrontadas com o risco de novos rompimentos, incluindo evacuações ao som de sirenes como em Macacos, distrito de Nova Lima/MG que, mesmo com famílias ainda fora de seus lares devido a uma “evacuação preventiva”, tiveram que passar por treinamentos de simulados para evacuação.

No último sábado (17/08), em Itabira/MG, ocorreu o maior simulado de evacuação de emergência já feito no país segundo, a Defesa Civil Estadual de Minas Gerais. Com foco no treinamento preventivo para 27 mil moradores da cidade, a instituição contava com a participação de aproximadamente 19 mil pessoas. Entretanto, segundo a mineradora Vale, participaram apenas 7.770 moradores (40,9%) do público esperado. Segundo Secretário Nacional de Defesa Civil (ao participar do simulado em Itabira) disse: “Este é um trabalho muito importante, que está alinhado com aquilo que diz o marco de Sendai na ONU, que é a participação da população, do poder público e do setor privado na gestão dos riscos que a população está submetida. Tudo isso deveria ter sido feito antes. Mas não podemos de deixar de aprender com as tragédias. O que está sendo feito hoje mostra uma evolução da prevenção dos riscos”.

O treinamento deve envolver todos os atores do processo, incluindo a comunidade, os órgãos governamentais, não governamentais e a iniciativa privada, de forma a orientar não apenas como sair dos locais de risco, mas também de que forma sair e os recursos necessários para a estruturação destas ações, levando em consideração, principalmente os pontos vulneráveis como: idosos, acamados, deficientes, e outros que possam ser comprometidos em uma necessidade real.

O preparativo destes eventos deve retratar os principais riscos e eventos que poderão afetar a região, cidade, bairro, ou seja qual for a área propícia ao acontecimento, de forma a não gerar confusão nas decisões que deverão ser tomadas em momentos decisivos, prevendo recursos capazes de manter a comunidade informada e apta para executar o que se treina.

É importante ressaltar que não é exclusivo do Estado mineiro e muito menos de empreendimentos minerários. Por exemplo, tramita na Assembléia Legislativa no Estado do Espírito Santo, um projeto de lei que prevê que todas as escolas públicas e privadas sejam obrigadas a realizar, pelo menos uma vez por ano, treinamentos de emergência para abandono de área, no intuito de preparar funcionários, professores e alunos dessas instituições para estarem preparados para agir em caso de eventuais acidentes, seguindo procedimentos padronizados, de forma a garantir segurança e eficácia no processo de resposta a eventos adversos.

Os simulados devem ocorrer periodicamente, até que todos conheçam em sua plenitude tornando-os apitos para colocá-lo em pratica caso seja necessário, e servindo também para analisar diversas situações e cenários. Reforçando que não é um teatro para representar pessoas em fuga, rotas fictícias, cálculos de tempos imprecisos, equipes descomprometidas, e muito menos uma atividade banal.

Bình luận

Không thể tải bình luận
Có vẻ như đã có sự cố kỹ thuật. Hãy thử kết nối lại hoặc làm mới trang.
SOBRE NÓS

A ajuda humanitária busca formas de amenizar as mazelas vividas por populações vitimizadas por desastres.

CONTATO

(24) 98126-4234 (Telefone - Whatsapp)

logisticahumanitaria.clhn@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

© 2019 por Douglas Sant' Anna

bottom of page